quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A reinvenção do RH - Foco no líder

Por Toni Mello


A reinvenção do RH foi o tema do workshop ministrado por César Souza, da Empreenda Consultoria, na abertura do Fórum Você S/A de RH 2008. Segundo o consultor uma das competências do RH é ser empreendedor, conhecendo, por exemplo, o negócio da empresa e a estrutura de competitividade do setor. “O RH empreendedor é o que traz resultados para o negócio”, ressaltou Souza.

Para ele o grande desafio da área de RH hoje é atrair e manter pessoas genuinamente alinhadas – apaixonadas – com a causa da organização. A nova força de trabalho, a geração Y, é impaciente, inquieta e infiel. A lealdade existe para com a sua própria carreira. Cabe ao RH aprender a trabalhar com as características dessa geração.

César Souza apontou algumas peculiaridades que devem estar presentes nos líderes de RH, como: formar outros líderes, oferecer uma causa aos colaboradores, liderar em 360º e surpreender pelos resultados. O consultor lembrou também que o RH deve atuar em conjunto com outras áreas da empresa, como o relacionamento com o cliente final, fornecedores e distribuidores.

O diretor de recursos humanos da Basf responsável pela América do Sul, Wagner Brunini, foi convidado pelo palestrante para falar sobre sua experiência na multinacional alemã líder mundial no setor químico. Brunini revelou que o RH da Basf expandiu sua atuação se aproximando de setores como cooperativas e distribuidores. “Nós de RH estamos aprendendo a conhecer como a coisa chega ao cliente”, disse o diretor de RH sinalizando que o departamento deve ampliar sua atuação para se aproximar do negócio.

Um exemplo da ação do RH na Basf foi trocar mais de 50% da força de vendas da Suvinil, empresa de tintas do grupo. O perfil desse profissional mudou de simples vendedor de tintas para um consultor de vendas, identificando as necessidades do cliente. Outra mudança proposta pelo RH foi ter uma única folha de pagamento na América do Sul.

César Souza encerrou sua participação dizendo que devemos liderar pelo exemplo, com postura de “dono do negócio” e potencial de criar emoção, dando o melhor de si. E lançou algumas perguntas para que os presentes pensassem: qual o futuro do RH? Como reinventar o RH? Como me tornar um RH empreendedor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário