Política Salarial é o conjunto de decisões organizacionais tomadas a respeito de assuntos relacionados com a remuneração e benefícios concedidos aos empregados.
Para garantir sua eficácia, uma política salarial deve atender simultaneamente a sete critérios, que são:
Adequada – deve distanciar-se dos padrões mínimos estabelecidos pelo governo ou pelo acordo sindical;
Eqüitativa – cada pessoa deve ser paga proporcionalmente de acordo com o seu esforço, habilidades e capacitação profissional;
Balanceada – salário, benefícios e outras recompensas devem proporcionar um pacote total de recompensas que seja razoável;
Equilibrada – os salários não podem ser excessivos, mas em função do que a empresa pode pagar;
Segura – os salários devem ser suficientes para ajudar os empregados a sentir-se seguros e ajudá-los a satisfazer as suas necessidades básicas;
Incentivadora – os salários devem motivar eficazmente o trabalho produtivo; e
Aceitável – para ambas as partes. Os empregados devem compreender o sistema de remuneração e perceber que ele representa um sistema razoável para eles e também para a organização (senso de justiça).
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