domingo, 21 de novembro de 2010

O PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A maioria dos autores considera recrutamento o meio de encon trar e atrair candidatos para as posições abertas na organização. Segundo Toledo e Milione, recrutamento “é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão-de-obra para a organização, procurando prover o número adequado de candi datos para as posições em aberto”. Para Werther e Davis, “é o pro cesso de encontrar e atrair candidatos capazes para solicitação de emprego”, e, conforme Chiavenato, “é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização e para ser eficaz, deve atrair um contingente de pessoas suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção”.

Recrutar pessoas, em linhas gerais, significa usar técnicas e procedimentos para atrair profissionais qualificados para as organizações, de acordo com os requisitos básicos necessários para desempenhar uma determinada função dentro da organização. É um processo no qual a empresa informa ao mercado de recursos humanos que existem vagas disponíveis para um determinado cargo e quais são os requisitos necessários que um candidato deve ter para tentar conseguir aquela vaga. Essa busca por candidatos aptos a preencher uma determinada vaga pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos.

Segundo Carvalho e Nascimento (1997), uma força de trabalho bem recrutada contribui de maneira decisiva para que a empresa produza bens e serviços com produtividade mais elevada. O recrutamento constitui-se no elo de ligação entre a organização e o mercado de trabalho, sendo o ponto de referência inicial entre o candidato a um determinado cargo e a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário