domingo, 21 de novembro de 2010

IDENTIDADE PROFISSIONAL

Para que as organizações prosperem e sobrevivam ao mercado, torna-se necessário abrir espaço para que as pessoas construam maneiras de ser e de estar na profissão que possibilite que sejam ajustados os interesses individuais às organizações.

Para Nóvoa (1992), existem três AAA que sustentam o processo de identidade profissional, estes são:

A – Adesão

Por que se o profissional implica sempre adesão a princípios e valores, a adoção de projetos.

A – Ação

Na escolha de melhores maneiras de agir se jogam decisões de foro profissional e pessoal. Todos abemos que o sucesso que certas técnicas e métodos ―colam melhor com a nossa maneira de ser do que outros. Sucesso ou insucesso marcam a vida Professional.

A – Autoconsciência

Em última analise tudo se decide no processo de reflexão que o profissional leva a cabo a sua própria ação. Dimensão decisiva na profissão.

A tendência hoje, no que concerne a gestão de pessoas, é deslocar o foco sob o controle das pessoas para enfatizar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Outro fator que não se pode deixar passar é o fator mudança provocado pelo ambiente externo que provocam mudanças no sistema de valores que, por sua vez, trazem como conseqüência, modificações profundas na prática de gerenciar as organizações.

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