terça-feira, 26 de outubro de 2010

O caminho para conseguir um bom emprego

Por Neli Barboza

Passo a passo, tudo o que um profissional precisar fazer para conquistar – ou reconquistar – um lugar no mercado de trabalho

Primeiro passo: NETWORKING

Manter uma rede de contatos é fundamental para todo profissional, independente de estar empregado ou disponível no mercado. Mesmo na melhor situação possível é sempre imprescindível cultivar a rede de relacionamentos, pois a maior parte das recolocações ocorre por meio dela.

01. Aproveite todas as oportunidades possíveis para fazer palestras ou apresentações para o público externo e também para representar a sua empresa em eventos externos;

02. Participe ativamente de grupos de trabalho, reuniões em grupos informais, associações, sindicatos patronais, câmaras de comércio, etc.;

03. Se você for convidado por um headhunter para concorrer a uma vaga, não recuse o convite. Mesmo se o momento não for o mais oportuno para mudar de emprego, verifique detalhadamente do que se trata. Pode ser esta a melhor oportunidade de sua vida.

04. Seja simpático, ainda que você recuse uma oferta. Sempre agradeça o convite e mantenha as portas abertas. É importante deixar boa impressão ao recrutador, pois ele trabalha com muitos cargos e poderá lembrar de você para um outro desafio.

05. Invista nos relacionamentos: nunca dê respostas por telefone. Procure agendar uma reunião para, pessoalmente, buscar mais informações ou comunicar sua decisão. Essa reunião pode ser informal, um almoço ou jantar.

06. Participe sempre dos programas de reciclagem profissional.

07. Mantenha sempre um ótimo nível de relacionamento com seus superiores, especialmente junto ao seu superior imediato.

Segundo passo: MARKETING PESSOAL

Tão importante quanto manter a rede de contatos é estar preparado para as oportunidades. Por isso, tanto nas situações de entrevista como em todas as outras, invista em seu marketing pessoal, cuidando especialmente de alguns aspectos, como apresentação pessoal.

01. Seja ativo e comunicativo, pois às vezes o profissional tem ótimo perfil mas “esconde” seus conhecimentos e habilidades.

02. Cabe ao profissional adaptar-se ao mercado, e não o contrário.

03. Não busque um novo emprego, simplesmente. Aproveite a oportunidade para melhor encaminhar a carreira.

04. A autoestima deve ser mantida em nível adequado: nem alta, nem baixa.

05. Uma mudança de carreira é sempre preferível à manutenção de um emprego que já não traz realização.

06. Encare mudanças como oportunidades de melhoria de sua qualidade de vida.

07. Procure usar sempre a criatividade; arrisque com bom senso.

08. Mantenha-se sempre bem informado, atualizado e em sintonia com o mercado, principalmente quando estiver empregado, podendo realizar pesquisas (qualitativas/quantitativas) sobre sua área de trabalho.

09. Esteja atualizado quanto aos requisitos desejados (idiomas, conhecimentos, etc.).

10. Busque novas oportunidades quando ainda estiver empregado, podendo escolher/avaliar melhor as ofertas.

11. Se o seu trabalho ou o seu chefe atuais podem ser qualificados como ruins, não faça comentários a respeito. É extremamente aborrecedor ouvir uma pessoa queixar-se. Nunca fale mal das empresas anteriores, dos antigos ou atuais chefes, dos colegas que já teve ou tem.

Terceiro passo: CURRÍCULO

Buscar um espaço no tão concorrido mercado de trabalho para executivos exige dos profissionais, a cada dia, mais atenção e disposição. É preciso estar sempre atento às oportunidades e, quando elas surgirem, saber aproveitá-las da melhor forma. Para isso, existem algumas regras básicas, como a elaboração correta do currículo, que deve ser um instrumento eficaz de apresentação de um profissional de qualquer nível e de qualquer área no mercado. Por isso, é preciso dedicar tempo e cuidado na sua elaboração.

A linguagem empregada no currículo deve ser clara e objetiva e a apresentação, “enxuta”, ou seja, não deve ter mais do que três páginas. Estas são algumas sugestões que devem ser seguidas para facilitar a confecção de um currículo:

01. Nome completo do profissional, de preferência no alto da página.

02. O endereço residencial detalhado é opcional, porém é imprescindível indicar um telefone de fácil acesso e o e-mail.

03. Dados pessoais. Ex.: brasileiro, casado, 1 filho, 30 anos.

04. O item ‘Objetivo’ merece atenção especial, pois, além de escrever o cargo que se pretende ocupar, deve-se enfatizar a área de atuação do profissional.

05. No item ‘Formação e cursos de aperfeiçoamento’ é importante destacar o nome do curso e a instituição em que foi/ foram realizado (s).

06. É sempre importante mencionar o grau de conhecimento em ‘Idiomas’, caso o profissional conheça algum.

07. Em ‘Experiência profissional’, inicia-se a descrição pela mais recente, contendo: ano de entrada e saída; nome da empresa; cargo ocupado. Também é preciso conter uma breve descrição das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Essas informações são necessárias para que não surjam dúvidas quanto ao perfil.

Quarto Passo: ENTREVISTA

Além do currículo, o profissional deve atentar-se aos seguintes cuidados em uma entrevista de seleção:

01. Cuidar da aparência, ou seja, vestir-se com cuidado e discrição — homens devem manter a barba feita e mulheres o cabelo bem arrumado. Ambos devem preocupar-se também com unhas limpas e aparadas.

02. Ter boa postura, manter-se confiante e mostrar-se seguro de seus objetivos.

03. Não procurar impressionar o entrevistador, falando exageradamente das qualidades e feitos.

04. Usar a situação de modo produtivo e profissional.

05. Mencionar experiência como proprietário de um negócio, se for o caso, já que muitos empresários valorizam profissionais que têm amplos conhecimentos de administração.

06. Procurar ressaltar as realizações, mas ter consciência também dos motivos pelos quais desistiu do negócio próprio, já que esse assunto pode ser comentado pelo entrevistador.

07. Sinta o ambiente: observe o comportamento das pessoas da empresa, o tipo de relacionamento que há entre elas, a postura do profissional durante o trabalho. São bons indicadores do tipo de contato que você terá com o entrevistador.

08. Abra-se: procure deixar de lado todas as suas concepções e conceitos prévios. Entre na entrevista pronto para participar ao lado do entrevistador. A primeira impressão é a que fica.

09. Procure identificar o mais rápido possível os objetivos e interesses do entrevistador.

10. Faça seu marketing pessoal, valorize sua experiência e seus conhecimentos com objetividade, clareza e precisão.

11. Esteja informado sobre assuntos e temas ligados ao universo do cargo que você busca e ligados ao dia a dia. Isso reflete atualização e percepção profissional.

12. Responda as convocações para entrevistas o mais rápido possível.

13. Se for viajar, deixe telefone, e-mail ou outra forma de contato.

14. Evite hábitos e posturas adquiridos no emprego anterior que não são os mais adequados no momento.

15. Nunca queira conduzir o entrevistador apenas para aquilo que você julga importante tratar na entrevista. Quem conduz a conversa é ele.

EM TODOS OS CONTATOS E MOMENTOS

01. Seja persistente. Avalie todas as oportunidades, mesmo que a princípio elas não pareçam muito interessantes. Jamais desista diante de um insucesso.

02. Atualize-se, lendo pelo menos um bom jornal diário e publicações que tragam informações sobre a área de atuação. Participe de eventos e reúna-se com pessoas da área para trocar ideias.

03. Atualize-se com relação aos salários pagos na sua área e função para poder negociar.

04. Defina com clareza os objetivos pessoais quanto a um novo emprego e os caminhos para consegui-lo.

05. Trate o processo de recolocação com profissionalismo.

06. Lembre-se de que uma mudança de carreira é sempre preferível à manutenção de um emprego que já não traz realização.

07. Desenvolva atitudes positivas com relação à profissão, aos colegas e ao trabalho em si, já que esse comportamento gera motivação e boa imagem para o profissional. Encare a mudança como oportunidade de melhoria de qualidade de vida.

08. Mantenha sua rede de contatos principalmente formada por profissionais da área, da qual podem surgir as melhores oportunidades: ninguém melhor do que os colegas atuantes para saber onde há uma vaga a ser preenchida.

09. Tenha disciplina, faça do planejamento uma atividade regular e sistemática em sua carreira. A disciplina leva a um trabalho de maior qualidade, eleva a produtividade e projeta uma imagem de competência e profissionalismo

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