quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Liderança Exercida Por Meio De Valores

Motivar, capacitar e inspirar: essas são funções básicas que devem exercer os líderes nos dias atuais. No desenvolvimento dessas tarefas sempre irão existir boas e más lideranças em qualquer organização de pessoas, seja no âmbito público ou privado.

Por Bruno Vilela

Motivar, capacitar e inspirar: essas são funções básicas que devem exercer os líderes nos dias atuais. No desenvolvimento dessas tarefas sempre irão existir boas e más lideranças em qualquer organização de pessoas, seja no âmbito público ou privado. A pergunta que fica é: o que diferencia uma liderança da outra no sentido de uma ser mais eficaz e mais pronta que outras pra lidar com situações de conflito ou momentos adversos?

A prática da verdadeira liderança implica uma série de valores éticos/morais que servem de norte na orientação de um grupo tanto em momentos de prosperidade quanto em momentos de crise. Um líder que não se pauta em conceitos e princípios éticos consegue muitas vezes ótimos resultados coordenando suas equipes, mas em momentos de instabilidade ocorre que, pode não possuir a credibilidade e integridade necessárias para orientar a si mesmo e seus seguidores na adversidade.

Vivemos tempos em que questiona-se a base de conceitos adotada por determinados líderes. O mundo está mergulhado em uma enorme crise financeira porque determinados líderes do mercado financeiro americano visaram ao lucro máximo sem questionar bem quais os princípios usados dentro de sua prática. Vemos no Brasil uma imensa crise de valores com relação a nossos chefes de governo. Constantemente o favorecimento pessoal e o objetivo de perpetuação no poder se sobrepõem a um exercício de justiça em que o bem comum seja dado como prioridade.

Segundo Peter Druker: “Primeiro você tem de perguntar o que é certo, depois o que é possível, sempre nesta ordem”. Líderes precisam inspirar dando exemplo bem mais do que por meio de palavras. Suas atitudes devem se pautar em valores sólidos que quando propagados podem gerar resultados muito positivos no processo de se alcançar metas e de formar equipes com profissionais mais autônomos e com noções reais de certo e errado na tomada de decisões.

Uma postura de demonstração de valores da empresa é dar crédito a quem participou de algum processo de melhoramento dentro de uma instituição. Isto é fundamental para a motivação de um time, pois se o trabalho realmente é desenvolvido em equipe, várias pessoas participam ativamente do processo e contribuem para o sucesso do mesmo. Reconhecer o mérito individual em conquistas para o grupo traz mais unidade ao grupo e pode vir a construir uma relação de maior confiança entre o líder e seus liderados.

Liderar com valores significa transparência de intenções e clareza de objetivos. São necessários mais líderes focados sim em resultados, mas também preocupados em como tudo será desenvolvido. O pensamento de Maquiavel de que os fins justificam os meios não serve de desculpa para se levar vantagem em algumas situações simplesmente porque o mercado é competitivo ou o caminho mais curto e mais fácil aparenta ser a decisão mais racional. O verdadeiro líder entende que são as pessoas o objeto e a motivação de sua liderança, assim, o essencial a ser considerado nada mais é do que princípios e valores básicos humanos e sociais.

*Bruno Vilela é Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e Assessor de Comunicação do Grupo Solides ltda, empresa desenvolvedora de tecnologia em Gestão de Pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário