quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuidar de um bem precioso

Todos os dias temos uma tarefa essencial para a nossa carreira e nossa vida. Cuidar de um bem que é tão precioso e que, por muitas vezes, somente damos por sua falta quando nos vemos sem ele. Esse bem, a cada momento se torna mais escasso e nem conseguimos sequer pensar sobre ele da forma mais correta. Precioso e veloz, o tempo passa muitas vezes ao largo se não lhe damos a devida atenção.
Durante uma palestra que ministrei sobre o assunto, em uma universidade do Rio de Janeiro, um participante me abordou ao final para perguntar qual era a fórmula mágica sobre "como administrar o tempo". Disse que já havia tentado uma infinidade de técnicas e que nenhuma delas havia dado certo com ele. Entre incrédulo e desconsolado, disse inclusive que já havia abandonado a idéia de que o tempo pudesse ser administrado.
Certo de que ele estava em apuros quanto à sua administração deste bem tão importante, pedi-lhe que esperasse para acompanhar um pouco das respostas que ainda dava as pessoas que estavam à minha volta e que lhe dedicaria total atenção em seguida. Pacientemente, ele concordou.
Após alguns minutos, iniciamos a nossa conversa. E em sua angústia ele relatava que já havia tentado um considerável número de técnicas e que nenhuma delas parecia ser capaz de lhe resolver o problema: tinha coisas de mais para fazer em pouco tempo. Disse que já delegava tudo o que podia, que não era centralizador e que tinha uma equipe que realmente o ajudava muito. Seus problemas eram com as suas tarefas e não de liderança ou delegação. Sempre se envolvia com coisas demais para fazer, muitas delas iniciadas por ele mesmo e, quase sempre, inacabadas.
Disse ainda que via o seu casamento se esfacelar e que estava em permanente conflito interno entre o que deveria fazer: cuidar de seu lado pessoal ou profissional.
Bem - disse-lhe - vamos por partes. Você disse que já tentou uma infinidade de sistemas, métodos e teorias e que nenhuma delas lhe atendeu. Perguntou-me sobre qual a fórmula mágica. E eu respondo que infelizmente ela não existe. Em administração do tempo não se faz mágica e sim se aplica ciência. Pura e simplesmente: ciência e emoção.
Na grande maioria das vezes as pessoas esperam que uma técnica de administrar o tempo traga-lhe a solução instantaneamente. Muitos acham que basta aplicar alguns conceitos e que, no momento seguinte, tudo se resolverá como num passe de mágica. Isso é impossível.
O grande segredo na administração do tempo passa por duas coisas essencialmente simples: disciplina e dedicação. Exatamente.
Realmente, existe uma infinidade de técnicas para administrar o tempo. Mas, nenhuma delas será perfeita a ponto de gerar resultados imediatos e que não precise destas duas virtudes. Não é mágica. É atitude. Não se deve desistir na primeira tentativa. Não adiantará nada um esforço de planejamento se não houver disciplina espartana para colocá-lo em prática. Muito menos qualquer resultado aparecerá se não houver dedicação ao planejado. Ou seja, é preciso cuidar do tempo realmente como ele é: como um bem precioso e que não podemos desperdiçar. E isso deve ser feito de verdade, com vontade e garra.
É claro que algumas técnicas podem ser mais bem ajustadas ao seu dia-a-dia do que outras, mas isso depende de cada pessoa e cada profissional. A que mais recomendo é a estabelecida por Steven Covey: dividir as atividades em graus de importância e urgência, classificando cada uma e atribuindo aos papéis que exercemos na vida e no cotidiano. Devemos atacar as tarefas urgentes, com dedicação e veemência até que possam ser extintas e em conjunto agir sobre as importantes, para garantir pelo menos algum crescimento, pessoal e profissional, a cada momento.
Mas o que pode efetivamente ajudar a obter algum resultado são a disciplina a essas listas e a dedicação para fazer o melhor em cada uma. Com isso, o profissional administrará seu tempo através de um sistema de Pareto, focando 80% do tempo a aquilo que for mais importante e dedicando o restante ao que não for tão importante assim , mas que devem ser realizados.
Não se trata de não fazer as coisas que gosta ou que não precisa. Deve-se trabalhar o tempo de forma tal para obter alguma forma de "lucro" com a sua administração. Isto quer dizer sempre observar a cada atividade, qual o tipo e nível de investimento que se vai fazer com o retorno que ele dará.
Um grande exemplo disso são os perfeccionistas ao extremo. É claro que a qualidade do trabalho é extremamente importante, mas ficar remoendo uma mesma coisa sem foco ou objetividade somente fará com que outras coisas deixem de ser feitas da mesma forma, o que compromete a qualidade dos demais resultados.
Embora seja comum estar preso em problemas intermináveis e de caráter eminentemente urgente, é preciso encontrar a saída, se possível a melhor. Lembre-se antes de enfrentar um local em chamas para salvar vidas, o bombeiro planeja como entrar e como sair, para ter sucesso. Pense nisso.

Fonte www.rh.com.br

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