1.Levantamento das necessidades.
- Identifique as necessidades específicas dos cargos para melhorar o desempenho e a produtividade.
- Analise o público-alvo para assegurar-se de que o programa é adequado ao nível de educação, experiência e habilidades, bem como às suas atitudes e motivações pessoais.
- Especifique os objetivos do treinamento.
2.Projeto Instrucional
- Colete objetivos, métodos e mídias instrucionais, descrição e sequêcia de conteúdo, exemplos, exercícios e atividades. Organize tudo isso para criar o material instrucional.
- Certifique-se que todos os materias, como roteiros de vídeo, guias e material didático, complementam-se, estão escritos de forma clara e combinam-se em um treinamento unificado e direcionado para os objetivos de aprendizagem específicados.
3.Validação
- Apresente e valide o treinamento diante de um público inicial representativo. Use os resultados como base para as revisões finais, assegurando a eficácia do programa.
4.Implementação
- Quando aplicável, aumente o sucesso com um workshop para instrutores voltado para conhecimento e habilidade de apresentação, além de para o conteúdo do treinamento.
5.Avaliação e follow-up
- Calcule o sucesso do programa de acordo com:
Reação: documente as reações imediatas das pessoas ao treinamento.
Aprendizado: use recursos de feedback ou testes anteriores ao treinamento para medir o que realmente as pessoas aprenderam.
Comportamento: observe as reações dos supervisores ao desempenho das pessoas após o fim do treinamento. Esse é o modo de medir em que grau as pessoas que receberam o treinamento aplicam novas habilidades e conhecimento ao seu trabalho.
Resultados: determine o nível de melhora no desempenho do trabalho e calcule a atualização necessária.
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